Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Musical "Se Todos Fossem Iguais a Você" homenageia Vinícius de Moraes

Musical "Se Todos Fossem Iguais a Você" homenageia Vinícius de Moraes

Estreia nesta quinta-feira (05), às 19 horas, no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí, o musical "Se Todos Fossem Iguais a Você", em homenagem ao poeta, escritor e músico Vinícius de Moraes, sob a direção musical do professor e maestro Cássio Martins, do departamento de Música e Artes Visuais (DMA-UFPI). A entrada é gratuita.

Pela primeira vez em Teresina um musical brasileiro será apresentado por professores e estudantes da UFPI. A montagem é baseada em trama escrita pela professora Paula Molinari (DMA-UFPI), que narra os encontros e desencontros amorosos da vida do poeta, escritor e músico Vinícius de Moraes. Os discentes Lucas Coimbra, Pedro Furtado e Luis Paulo representarão as três personalidades de Vinícius de Moraes - Vinícius Apaixonado, Aventureiro e Sonhador. As atrizes Edelane Carvalho e Juliana Lima representarão o papel de uma mulher sedutora.

Vinicius de Moraes Fotos: www.viniciusdemoraes.com.br

"É um musical com muita interpretação e emoção; que remete do samba à bossa nova, passando pelo chorinho. O repertório é composto por canções  dos compositores Vinicius Moraes, Tom Jobim, Baden Powell e Marília Medalha", explica o Prof. Cássio Martins.

Professor Cássio Martins e estudantes em ensaio para estreia do espetáculo

Professor Cássio Martins concentrado durante os ensaios - Fotos: Carolina Oliveira

Sobre a história - Com roteiro da professora Paula Molinaria (DMA), a história conta os encontros e desencontros amorosos da vida do poeta, escritor e músico Vinicius de Moraes: um Vinicius que sonha, que se aventura, que se apaixona, que vive por amar a vida, com suas tramas, suas surpresas, suas esperanças, suas desaventuranças de visionário de um conto de homens feitos de coração a coração. "Assim nasce o musical ´Se Todos Fossem Iguais a Você´, e que pela alma jovem de artistas de Teresina toma forma para renascer também em nossa pele, em nossa lembrança, em nossa busca de um mundo com memória", pontua o diretor musical do evento Cássio Martins.

Ficha técnica:

• Direção musical: Prof. Cássio Martins (DMA);
  • Direção artística: Prof.ª Paula Molinari (DMA);
  • Dramaturgia do espetáculo: Prof.ª Érica Fontes (DL);
  • Figurinos: Professoras Núbia Andrade e Maria do Socorro Araújo (MODA);
  • Coreografia: discente Elem Brito (DMA);
  • Cenografia e Iluminação: discente Valdsom Braga (DMA);
  • Arranjos e Adaptações musicais: Prof. Cássio Martins, compositor Beetholven Cunha, discente Lucas Coimbra, discente Ramon Pessoa e Marcos Petrônio.

Participações:

Brasil Musicâmara (formado pelos professores e estudantes do Curso de Música da UFPI): Violino 1 - Cássio Martins; Violino 2 - Juan Cavalcante; Viola - David Emmerson; Cello - Gilberto Queiroz; Contrabaixo Acústico - Rafael Pinheiro; Contrabaixo Elétrico - Athos Rodolfo; Violão sete cordas - Daniel Santiago; Piano Digital - Ramon Pessoa; Teclado - Samuel Fagundes; Bandolin - Betto Ribeiro; Sax - Jardel Lopes; Percussão - Willy Dantas e Daniel Medeiros.

Coral Ópera Stúdio - UFPI: Patrícia Suellen, Joquebede Cristina, Andressa Nayara, Sara Andrade, Gardenia Oliveira, Gislene Danielle, Marcus Vinícius Marvis, Priscilla Couto, Sabina Johanne, Aniele Moura, André Lucas, Jéssica Negreiros, Nancy Carla e Leandro Harias.  Preparador Vocal: Prof. Samuel Fagundes.

Realização: Departamento de Música e Artes Visuais (DMA-UFPI) e Coordenação do Curso de Licenciatura em Música. Apoio: Universidade Federal do Piauí;  Pró-Reitoria de Extensão - Coordenadoria de Assuntos Culturais; Gráfica da UFPI; Programa de Extensão Universitária - PROEXT/MEC. Apoio cultural: Ricardo Sousa - Rádio Universitária UFPI.

Torquato Neto e Vinicius de Moraes (1966) Foto: www.viniciusdemoraes.com.br

O professor e maestro Cássio Martins (DMA/UFPI) fala sobre o musical e convida o público a prestigiar o espetáculo:

Vídeo: TV Assembleia